Pular para o conteúdo

Perguntas e Respostas

Aqui nesta página vou responder perguntas que vocês me fazem! Basicamente é porque muita gente me faz perguntas por comentário em outros posts, e eu decidi criar esta página para organizar tudo, assim quem quiser ler o que outros perguntaram vai estar aqui!

Para quem quiser fazer uma pergunta, é só me mandar um e-mail para orspeeder arroba gmail ponto com


Duas perguntas

me responde 2 perguntas uma area de atuaçao de um criador de jogos
e qual é o investimento com o estudo.

Gustavo

Gustavo, sendo sincero não entendi exatamente a primeira pergunta, me parece uma pergunta bem aberta, não sei te responder agora.
Já o investimento com o estudo, é muito… MUITO, MUITO MUITO MUITO mesmo. Fazer jogos é difícil, exige muito tempo, paciencia e esforço! Para ser um bom programador por exemplo costuma-se dizer que demora pelo menos 10 anos!

Maurício Gomes


Elogio?

Seu site é uma porcaria!

Johnas

Er… obrigado?
Bom, realmente o blog andou meio morto, e fazia um tempo que eu não atualizava essa seção…
Mas é por isso mesmo que estou consertando tudo o que posso! E em breve teremos um novo servidor e nova diagramação!

Maurício Gomes


É possível apenas escrever histórias?

uma pergunta:no caso de eu querer criar apenas a historia pros jogos mas nao mecher em grafico nem um e pocivel?

Jefferson

Sim é claro que é meu caro! Primeiro temos um genero inteiro sobre isso, chamado “Interative Fiction”, que consiste de jogos eletrônicos com apenas texto! Eu joguei muito desses, e ainda jogo as vezes, são muito divertidos. Além disso temos jogos que tem gráficos simples, mas não menos efetivos, um dos mais famosos é Dwarf Fortress, que é um jogo super complexo, mas também temos o Pong… E muitos outros jogos. E existe a profissão (mesmo que difícil de conseguir emprego atualmente) de roteirista!

Maurício Gomes


Idade para cursar

Minha infancia foi cercada por jogos.
hoje com 14 anos, e quero criar meus proprios jogos, eu sou muito novo para cursar nessa area ou é livre para todas as idades?
Atualmente, eu ja escrevi 3 jogos e minha intenção é continuar, se essa area é disponivel para todas as idades, que curso devo fazer?
por favor responda, quero me tornar um Criador De Jogos o mais rapido possível

Marcos

Oi Marcos!
Gostei da sua motivação! Mas a primeira coisa é ter paciencia, criar jogos é um processo lento e meticuloso! Mas não existe idade para fazer jogos, eu comecei muito novo, talvez ainda mais novo que você, e existe histórias de sucesso na ordem de vendas em várias mil cópias de pessoas com menos de 10 anos de idade! Então não desanime por causa da sua idade. Sobre que curso fazer… Bom, isso varia com o seu talento, e nem sempre curso é útil, ir fazendo jogos é a melhor coisa que você pode fazer para aprender.

Maurício Gomes


Impostos

Maurício boa noite,
Meu nome é Rafael Luqui e sou pesquisador do programa de mestrado da FEUSP. Estou atualmente desenvolvendo um trabalho de análise do Projeto Jogo Justo enquanto grupo de pressão social com o intuito de conseguir mudanças políticas (no caso, mudança de política econônomica e instauração de políticas públicas favoráveis ao setor de jogos eletrônicos).
Em 2010 você comentou em um ótimo artigo de James Portnow, no site Gamasutra, que uma lei havia aumentado os impostos sobre a importação de jogos no país por volta do ano 2000.
Como a restrição ao acesso em detrimento da demanda crescente por jogos eletrônicos é uma das hipóteses com as quais trabalho para entender o motivo de sucesso do Projeto, gostaria de saber se poderia me indicar especificamente o nome, ou número dessa Lei.
Desde já agradeço a atenção,

Rafael Luqui

Obrigado pela visita Rafael Luqui!
Infelizmente eu não achei também o numero da lei específico, mas creio que é relacionado em parte aos impostos de importação, eu não consegui descobrir quando mudou, mas jogos eletrônicos em geral tem um imposto de importação bem elevado, mais de uma pessoa já me citou que a mudança ocorreu por um lobby, a fonte mais concreta que tenho é uma entrevista que publiquei aqui no blog mesmo, nessa entrevista Emiliano Castro faz a afirmação que repeti no Gamasutra (depois de ouvir também de outras fontes). Se um dia eu achar a famigerada lei especificamente, até tento colocar aqui um link para o Diário Oficial sobre ela.

Maurício Gomes


Por onde começar?

oi meu nome e vinicio eu faço o oitavo ano mas tenho so 12 anos eu sou adiantado um ano por inteligencia eu queria saber o que eu faço primeiro e em que materia eu preciso estudar para fazer criaçao de jogos . eu ja tenho algums progamas como blender mas nao sei o que fazer primeiro .

Vinicio

Vinicio, depende do seu talento… aprender blender é interessante se você por exemplo gostasse de arte, sem saber seu talento é difícil recomendar o que estudar primeiro, o que posso dizer, é que ir bem em todas as matérias da escola, vai te dar uma base sólida para qualquer coisa que queira fazer, eu por exemplo tenho certeza que meus estudos de história e geografia foram tão importantes quanto meus estudos de matemática, mesmo sendo primariamente um programador!

Maurício Gomes


Simpática

Olá gostaria de saber, qual o nome do curso que eu precizo fazer para criação de jogos, seja ele de video game ou de pc. Sou do rio de janeiro. voce me indicaria algum ? me fala só o nome dos cursos Obrigadaaaaaaaaaaaa

Erika Torres

Olá Erika!

Não tenho nenhum curso especifico para indicar, primeiro eu não sei qual a área que você tem vocação, eu também não conheço os cursos, e os que eu conheço sei que gastar dinheiro com cursos específicos de jogos geralmente é besteira. Recomendo apenas que leia meu artigo sobre que faculdade fazer, mas ele se aplica a qualquer curso.

Maurício Gomes


UML

Boa tarde,
Gostaria de saber se me pode indicar exemplos de casos de uso (UML) aplicados/direecionados para jogos.
Estou a fazer um estudo para o Arkanoid.
Obrigada,
Cumprimentos,

Tania

Olá Tania! Infelizmente eu não tenho um caso de uso específico agora, já usei UML e tinha vários documentos, mas não posso publicar esses documentos específicos, mas vou anotar isso para quem sabe fazer um artigo futuro sobre o tema! Mas UML é UML, não muda muito, o caso em jogos é que tem muito mais estados e sistemas do que um aplicativo comum (bom, depende do aplicativo claro, alguns aplicativos são gigantescos).

Maurício Gomes


Motor para jogo de Futebol

Olá,gostei muito do seu site gostei de tudo o que você explicou agora gostaria de saber qual programa eu devo usar para criar um jogo de futebol 3D.Obrigado, caso queira me responder me contate pelo meu msn APAGADO@hotmail.com ou APAGADO@hotmail.com

Geraldo Rangel

Olha Rangel, sua pergunta de certa forma é ao mesmo tempo muito genérica, pois você não explica que tipo de jogo quer (você é o jogador? Técnico? Os dois? Nenhum dos dois? Joga com que tipo de controle?) mas ao mesmo tempo quer um tema bem específico e com um formato específico (3D).

O que posso fazer é recomendar um motor 3D mais ou menos genérico, o Unity3D, ou o Cube2, ou outros motores parecidos.

Maurício Gomes


Pessoa consciente

EU ADORO O MEIO AMBIENTE

Paula

Que bom!
Pois eu também!

 

 

Maurício Gomes


Devo cursar “X”?

Helder, vc acha que cursar Audiovisual é um bom caminho para entrar na área de criação de jogos ?

Renan

Depende… Eu duvido muito, mas talvez bata com seu perfil, recomendo que leia o artigo sobre faculdade e sobre grade de decisão.

 

 

Maurício Gomes


Elogio e Perguntas

Oi Helder. Adorei o seu site! Parabéns por ajudar tantos jovens indecisos.
A minha pergunta é em relação o conceito de projetista. Ainda não ficou muito claro para mim o que realmente é um PROJETISTA.
Seria equivalente a um Diretor de Cinema ?
Em um jogo de luta, tipo Mortal Kombat ou Street Fighter, qual a função do projetista ? Ele que determina os recursos de golpes de cada personagem, por exemplo ?
Abraço

Renan

Nossa, obrigado pelo elogio! Um ponto de boa educação para você! :)
E sim, isso mesmo…
Em algumas empresas o projetista chefe se chama Diretor de Criação (ou algo parecido)
E sim, em caso de jogos de luta, o projetista define os golpes, as vezes com ajuda de um coreógrafo ou animador especializado em artes marciais, mas ainda assim o projetista que define as regras de cada personagem.
Em uma analogia com o xadrês, o projetista define como cada peça se move… Portanto em jogos de luta, cada jogador é uma peça.

Maurício Gomes


O que é um jogo?

Olá, estou fazendo um trabalho escolar e gostaria de
saber especificamente o que é um jogo de computador ?
Abs ,

Thauane

Olá! Por favor, leia o artigo “O que é um jogo?” e aplique os mesmos princípios para um jogo eletrônico!

Maurício Gomes


Que faculdade fazer?

oi eu estava pensando oq eu seria qd crescer então veio na minha mente criar jogo como eu gosto muito de jogos eu pensei no que eu tenho q me formar? por exenplo eu pensei oq o criador de resident evil emfim esses jogos assim novos no q eles se formarão em q eu tenho q me formar? e ,onde fase uma faculdade dese ramo? as faculdades internacional são melhores para esse ramo? q pais fica a melhor faculdade? qt ganha mais ou menos um criador de um jogo? ele ganharia o tanto q seu game venderia ? e se me formase nisso eu arrumaria inprego em q inpresas???

Lucas Teslenco

Olá Lucas… Sobre se é melhor faculdade internacional ou nacional, não tem muita diferença, a maioria são śó para pegar seu dinheiro da mesma forma.

Um criador de jogo em geral ganha pouco…
Para ganhar porcentagem em relação as vendas, só sendo empresário, ou famoso.

Me desculpe, mas as outras perguntas não entendi não… Mas eu sugiro que leia Que Faculdade Fazer de qualquer forma.

Maurício Gomes


Quero fazer jogos, qual curso eu faço?

Olá, eu tenho 17 anos e vou fazer vestibular no final do ano, mas estou em dúvida em que fazer… Quero ser design de games, como por exemplo criação de cinematics. Estou no final do curso de computação gráfica pela SAGA, e tem dúvida entre ciências da computação ou engenharia da computação. Então qual você acha que seria mais cabível para que consiga ser oque eu quero? Muito obrigado

Reinaldo

Olá Reinaldo! Bem vindo ao site. Então, design de games, é projeto de jogos, não tem nada com cinamatic. Para tu entender melhor, recomendo que leia esse post.

Agora, você está indeciso entre engenharia da computação, e ciência da computação… Primeiro, que ambos os cursos só vão te servir, se você quiser ser programador. Segundo, que cada curso tem suas vantagens e desvangens, você terá que pesquisar sobre eles, e montar uma grade de decisão. E recomendo que leia também o artigo sobre escolher uma faculdade.

Bom, depois de ler tudo isso, se tiver mais dúvidas, só perguntar novamente, e boa sorte!

Maurício Gomes


Não entenderam meu post.

Oi, eu estou muito interessado na área da criação de jogos, principalmente na área dos roteiros, mas tambem gostaria de ser programador ou pelo menos saber programar jogos. Gostaria de saber então se o curso de design de games na universidade Anhembi Morumbi, a qual voce citou como a unica para roteiristas, tambem me ofereceria essa área de programação ou seria melhor opção vir de um curso como ciência da computação, fazer pos-graduação na área dos games e me especializar nos roteiros. Obrigado

Marcelo

Então, eu disse que roteiristas devem fazer cinema, ou algo assim, o curso na Anhenbi Morumbi é sobre PROJETO de jogos. E se você quer ser apenas programador e nada mais, apenas faça um curso de computação (como ciências da computação), isso ja é suficiente. Mas se quiser posteriormente fazer uma pós, não tem problema algum.

E só para reiterar: O curso da Anhembi Morumbi só ensina projetar, o pouco que ele ensina de outras áreas é apenas para fazer prototipagem dos projetos, não espere fazer o curso e achar que vai sair um bom programador, artista ou roteirista.

Maurício Gomes


Faço direito, mas não quero trabalhar com jogos.

Li seu blog, e ainda estou com uma dúvida, bem, eu faço Curso de  Direito e tenho 21 anos, estou no 5º semestre, mas o Curso de Direito não é um Curso que ta me deixando feliz, eu não me vejo como um bom advogado até pq eu não gosto de trabalhar com pessoas, então eu estava optando por fazer um concurso ou trancar a faculdade a partir pra uma área de animação gráfica. Eu sempre fui fã de jogos. Há 1 ano eu mexo com o programa “Stúdio 3d Max”, não faço curso, mexo sozinho e baixo algumas aulas grátis pela internet. Já é alguma experiência, ainda sou amador mas já consigo fazer uma imagem de um copo em 3d, por exemplo. Mas o problema é que eu não sou desenhista, eu posso trabalhar na área de animação não sendo desenhista e não sabendo programar? E existem mesmo cursos de animação gráfica?

João Paulo

Olá bem vindo ao blog. Já que você foi direto ao ponto, e disse que quer trabalhar com animação, fica mais fácil…

Primeiro, para ser um bom animador, precisa ser também um ator. A arte de animar consiste em fazer imagens atuarem. Quanto a saber ou não desenhar, é sim necessário saber desenhar, no caso de animação puramente 3D, não precisa ser um ótimo desenhista, mas saber desenhar ajuda MUITO em vários aspectos, especialmente se considerarmos que animação consiste em dar vida e uma sequencia de desenhos (não importa que ferramenta foi usada para fazer isso…). E existem cursos de animação? Sim, vários, uma infinidade deles, eu fiz (e já concluí) o curso de 2 anos da Anhembi Morumbi, e conheço muita gente que fez vários outros cursos, se você buscar não é difícil, um particularmente famoso é o Meliés em São Paulo, e outro famoso é o “Animation Mentor” que é um curso via internet, infelizmente muito caro, mas inegavelmente excelente, vi demonstrações, portifólios e alunos desse curso, e o resultado é realmente espetacular.

Maurício Gomes


Vale a pena fazer direito?

Olá,gostaria de uma ajudinha sua.
Eu estou querendo fazer faculadade de psicologia,masqueria saber quais matérias que tem? E direito vale a pena fazer?
Obrigada

Francine.

Olá! Bom, o blog é sobre criação de jogos… Mas vou te ajudar mesmo assim.

Eu não sei o que uma faculdade de psicologia tem, ou direito… Mas posso te apontar para outro artigo no blog (leia-o com atenção) que serve para você decidir você mesma o que fazer (o motivo disso, é que a decisão de qual faculdade fazer é pessoal, você nunca deve deixar outra pessoa te dizer qual curso fazer, pois aquilo são pelo menos 4 anos de sua vida, que vão servir ainda para definir os próximos 80).

Leia o artigo http://criadordejogos.wordpress.com/2010/01/14/fazendo-uma-grade-de-decisao/ que ensina como você pode tomar uma decisão (qualquer uma) com mais facilidade.

Maurício Gomes


Existe um curso de animação?

Oi Hélder,

Seus textos têm sido bastante esclarecedores. Como ainda não li todos, não sei se algum deles responde às perguntas que farei.
Como está a área acadêmica brasileira no mercado de produção de jogos? Estou pensando em fazer um doutorado nessa área mas temo que, sendo eu um psicólogo, enfrentaria os obstáculos da falta de interdisciplinaridade. Essa é uma área ainda restrita aos graduados em Ciência da Computação?

Obrigado.

Fernando.

Então, a pergunta sobre área acadêmica é MUITO aberta, mas já respondo bastante no artigo sobre que faculdade fazer, e não, essa área não é nem um pouco restrita, é meio difícil as vezes achar orientador, mas não é impossível, na área de psicologia tem estudos extensos sobre a relação do jogo e jogador, coisa que se aplica tanto a estudo de efeito dos jogos nos jogadores, como na área de projeto de jogos, os projetista de jogos em particular (como eu) tem pelo menos conhecimento da existência (mesmo que não tenha estudado a fundo) das teorias do Mihaly, e do behaviorismo. Procure um orientador psicólogo que queira estudar jogos, ou um orientador da área de projeto de jogos (mais raro, mas existe, principalmente na cidade do Rio e menos em São Paulo). Ou alguém da área de semiótica. A PUC (quase todas no eixo Campinas/São Paulo/Rio e região) costuma ter orientadores das três áreas citadas, vários de meus professores estudaram psicologia, semiótica e design em alguma PUC, e não lembro qual PUC exatamente, mas sei que uma delas tem um programa de pós-graduação em projeto de jogos.

Maurício Gomes


Existe um curso de animação?

Fala Helder, tudo bem cara? Espero que sim!

É o seguinte, vi você falando algumas coisas em um topico sobre faculdade de games, e eu tenho algumas dúvidas.

Eu gosto da área de animação, ja até fiz cursos 3D pela AZMT. Mas gostaria de entrar de cabeça nesse ramo, entendeu? Moro em Belém do Pará, aonde games, animações em 3D e etc não é valorizado e não tem cursos. Sendo assim eu gostaria de uma dica pra qual faculdade eu poderia ir aqui no Brasil.. Existe um curso que possa me guiar para um caminho de animação não só em games mas também em filmes como curtas e longas metragens ???
Marcell

Existem várias faculdades de animação, mas eu creio eu que a maioria fica no estado de São Paulo… Existe um curso de dois anos na Anhembi Morumbi, e uma escola muito famosa em São Paulo chamada Meliés. http://www.melies.com.br/, animação é algo extremamente interessante e complexo, mas tenho colegas animadores que não trocariam o emprego de animador por nada.

Visite o site dos cursos, e pesquise mais um pouco, qualquer coisa só perguntar novamente, eu adoro responder! E sim, infelizmente nessa área, ficar em alguns lugares não ajuda, São Paulo, Londrina, Curitiba e Florianópolis são os locais principais no desenvolvimento de jogos no Brasil, e creio que em animação também (em São Paulo existem mais de 500 empresas de animação de acordo com meu ex-chefe de uma empresa de animação que trabalhei).

Maurício Gomes


Como eu vejo meu modelo em um jogo? Como eu faço oclusão ambiente?

Olá, faço desenhos de objetos e maquetes no 3ds Max e gostaria de saber qual programa posso usar para exportar meus modelos 3d e visualizar em tempo real, visualizar ja com as texturas, mapa bump etc… e assim poder criar meu cenário. Queria saber também se a oclusão do ambiente é feita por esse programa que estou procurando ou eu adiciono no 3ds max mesmo e na hora de visualizar em tempo real elas aparecem???
Fico no aguardo
Muito Obrigado
Rodrigo

Olá, vi que você fez duas perguntas, então vamos por partes:

Pergunta 1: Como exportar e ver em um jogo os meus modelos do 3DS Max?

Você precisa de um motor de jogo 3D, dos grátis eu recomendo o Cube 2, mas exportar do Max para o Cube 2 não é fácil. Dos pagos um muito popular é o Torque, eu não gosto, mas tem seus fãns, e a Unity, que tem uma versão demo (que dura 30 dias), e é MUITO fácil de usar com o Max, e tem uma interface bem melhor que a do Torque. Ou seja, vá no site da Unity, baixe o demo dela, e veja o tutorial em vídeo de como passar do Max para Unity.

Pergunta 2: Como faço oclusão ambiente?

A oclusão ambiente na verdade não é usada em jogos, os poucos jogos que usam acabam usando uma técnica chamada “oclusão ambiente em espaço de tela”, nessa técnica pouco interessa os dados que você passou para o jogo, pois ele calcula tudo sozinho. A outra forma de “simular” oclusão ambiente é calcular a oclusão no seu programa de 3D, e depois pintar os modelos permanentemente com as cores da oclusão, infelizmente esse método não permite que as sombras mudem de lugar, portanto se uma luz muito forte iluminar de frente uma fresta, ela vai continaur com oclusão (e vai ficar estranha).

Maurício Gomes


O mercado internacional oferece um bom retorno? Seria muito difícil pra mim consegui um emprego fora do Brasil?

Olá Speeder,

Sou estudante de Eng. de Computação na Universidade Federal de Goias,sempre gostei de jogos eletronicos e de um tempo pra cá depois te ter comecado a estudar Engenharia e ficar ouvindo sobre “Inteligencia artificial,programaçao…”.Percebi que poderia se jogar era divertido,produzir tambem podeira ser.
Vejo que o mercado nacional não oferece muito retorno.Então desejo trabalhar no mercado internacional(USA de preferencia),até porque sempre quiz morar fora do Brasil.
Agora te pergunto. O mercado internacional oferece um bom retorno e seria muito difícil pra mim consegui um emprego fora do Brasil?

Desde já agradeço.
Vinicius

Oi Vinicius!

Primeiro, gostaria de destruir o mito de que o mercado nacional não oferece retorno. Temos que lembrar que já que o que interessa é ter emprego no país, as empresas dentro do país pagam bem sim (claro, assim como no exterior, menos que na área de TI “normal”), o que pode não dar retorno é vender jogos caros (aqueles de 100 reais, como Need For Speed, Fifa, Fallout 3, GTA 4…) dentro do país, ou seja, não é nem um problema nosso (já que raramente alguém faz um jogo desse aqui dentro, e se fizer pode vender no exterior também).

O mercado internacional até um tempo atrás pagava muito melhor que o mercado nacional, recentemente por causa da crise, os salarios baixaram, e ainda estão melhores, mas somente para compensar o custo de vida do pais.

Exemplo, uma cidade onde comida e aluguel custa o dobro do que em São Paulo, paga geralmente o drobro também.  Ou seja, o resultado final não é muito diferente.

A dificuldade de conseguir emprego fora do Brasil é grande, por causa dos seguintes fatores:

Primeiro, com a crise, existe mais desempregados na área lá no exterior do que aqui.
Segundo, raramente empresas contratam pessoas do exterior (delas), elas tendem a contratar quem mora próximo.
Terceiro, para conseguir QUALQUER emprego, as empresas exigem experiência, conseguir experiência com uma empresa no exterior é mais difícil, pois ela prefere confiar na própria cidade dela.
Quarto, existem leis duras de imigração, e em alguns casos que são bem difíceis de passar, os EUA por exemplo emitem um número limitado de vistos para programador, e a Australia exige 5 anos no mercado, ou faculdade e mais experiência do tanto que os avaliadores acharem necessário.
Quinto, novamente por causa da crise, a xenofobia aumentou muito no exterior, e alguns paises (como EUA e França) até estão cogitando leis onde empresas serão punidas se demitirem funcionários locais e manterem estrangeiros, ou punidas se dentre as várias pessoas para uma vaga ela contratar um estrangeiro que não é extremamente superior a pessoas do país da empresa.

Espero que tenha ajudado! Qualquer outra dúvida, só perguntar!

Maurício Gomes


Programar jogos da dinheiro?

Olá,
Me chamo jefferson e tenho interesse em ser criador de jogos,mudarei de curso na faculdade para Ciências da computação no proximo semestre na universidade Uniceub de brasilia.
E estou a procura de informações sobre o que é preciso para se tornar um criador de jogos ” gosto da area de programação”.
E mais, se eu investir nessa area terei um retorno bom?

se possivel mande essas informações para meu e-mail ^^…

Aguardo a resposta.

A area de programador de jogos ou outras areas de programação da muito lucro ?
Penso em investir no curso de Ciencias da Computação, pois pretendo trabalhar com jogos e programação.

O que você me orienta a fazer.
Jefferson

Oi Jefferson! Primeiramente vou dizer que quem decide qual curso cursar é só você, não posso ajudar nisso porque nem eu sei direito, isso não é algo fácil de decidir…

Mas posso responder quanto a programar jogos dar retorno ou lucro, e já digo: Geralmente programar para jogos da pouco dinheiro, da menos que o mercado “normal” de programação, as únicas excessões são programadores de engines que vendem as mesmas e podem ganhar um bom dinheiro (leia-se: podem, a chance não é muito alta)

Os poucos programadores ricos na sua maioria ficaram ricos de outra forma, um exemplo é o dono da Valve (que também programa), ele ficou rico trabalhando para a Microsoft por vários anos, e com o dinheiro que ele tinha (já rico) ele fundou a Valve.

Maurício Gomes

48 Comentários leave one →
  1. vinicius01 Link Permanente
    13 de junho de 2009 1:36 am

    Olá Speeder,

    Sou estudante de Eng. de Computação na Universidade Federal de Goias,sempre gostei de jogos eletronicos e de um tempo pra cá depois te ter comecado a estudar Engenharia e ficar ouvindo sobre “Inteligencia artificial,programaçao…”.Percebi que poderia se jogar era divertido,produzir tambem podeira ser.~
    Vejo que o mercado nacional não oferece muito retorno.Então desejo trabalhar no mercado internacional(USA de preferencia),até porque sempre quiz morar fora do Brasil.
    Agora te pergunto. O mercado internacional oferece um bom retorno e seria muito difícil pra mim consegui um emprego fora do Brasil?

    Desde já agradeço.

  2. kalynne Link Permanente
    18 de agosto de 2009 5:55 pm

    quais são os defeitos qualidades do curso design e vestuario
    Por favor me responda (kalynne_fms@hotmail.com

  3. Rodrigo Link Permanente
    2 de setembro de 2009 7:12 pm

    Olá, faço desenhos de objetos e maquetes no 3ds Max e gostaria de saber qual programa posso usar para exportar meus modelos 3d e visualizar em tempo real, visualizar ja com as texturas, mapa bump etc… e assim poder criar meu cenário. Queria saber também se a oclusão do ambiente é feita por esse programa que estou procurando ou eu adiciono no 3ds max mesmo e na hora de visualizar em tempo real elas aparecem???

    Fico no aguardo
    Muito Obrigado
    Rodrigo

  4. 9 de dezembro de 2009 12:41 pm

    heiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii tudo bom poraiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii

  5. 9 de dezembro de 2009 12:44 pm

    adoreiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii

  6. Joao Paulo Link Permanente
    21 de maio de 2010 5:08 pm

    Li seu blog, e ainda estou com uma dúvida, bem, eu faço Curso de Direito e tenho 21 anos, estou no 5º semestre, mas o Curso de Direito não é um Curso que ta me deixando feliz, eu não me vejo como um bom advogado até pq eu não gosto de trabalhar com pessoas, então eu estava optando por fazer um concurso ou trancar a faculdade a partir pra uma área de animação gráfica. Eu sempre fui fã de jogos. Há 1 ano eu mexo com o programa “Stúdio 3d Max”, não faço curso, mexo sozinho e baixo algumas aulas grátis pela internet. Já é alguma experiência, ainda sou amador mas já consigo fazer uma imagem de um copo em 3d, por exemplo. Mas o problema é que eu não sou desenhista, eu posso trabalhar na área de animação não sendo desenhista e não sabendo programar? E existem mesmo cursos de animação gráfica?

    obrigado.

  7. 14 de julho de 2010 1:20 am

    Eae Helder …

    Otima idéia de criar um blog para um proposito tão lindo e extraordinario, kra assim como vc os video-games e computadores estao presentes em minha vida desde de cedo …

    Por isso tenho o grande sonho de um criador de jogos assim como vc esta se tornando, porem soh tenho 15 anos e com isso o sonho fica meio distante por conta disso ..kkkk

    kra, eu gostaria muito q vc me adicionace se possivel meu e-mail eh …. piscina94@hotmail.com …. para poder-mos conversarmos mais sobre o assunto..

    obrigado pela atençao … VITOR

  8. Reinaldo Andrade Link Permanente
    2 de setembro de 2010 9:32 am

    Olá, eu tenho 17 anos e vou fazer vestibular no final do ano, mas estou em dúvida em que fazer… Quero ser design de games, como por exemplo criação de cinematics. Estou no final do curso de computação gráfica pela SAGA, e tem dúvida entre ciências da computação ou engenharia da computação. Então qual você acha que seria mais cabível para que consiga ser oque eu quero? Muito obrigado

  9. 8 de outubro de 2010 10:52 am

    Bom dia, venho te convidar para montar um jogo de futebol online, o que acha?

  10. Lucas Teslenco Link Permanente
    24 de janeiro de 2011 11:56 pm

    oi eu estava pensando oq eu seria qd crescer então veio na minha mente criar jogo como eu gosto muito de jogos eu pensei no que eu tenho q me formar? por exenplo eu pensei oq o criador de resident evil emfim esses jogos assim novos no q eles se formarão em q eu tenho q me formar? e ,onde fase uma faculdade dese ramo? as faculdades internacional são melhores para esse ramo? q pais fica a melhor faculdade? qt ganha mais ou menos um criador de um jogo? ele ganharia o tanto q seu game venderia ? e se me formase nisso eu arrumaria inprego em q inpresas???

  11. Alexandre Link Permanente
    14 de março de 2011 4:26 am

    Sabe como fazer missão no gta Sam Andreas tropa de eliti??

  12. originalspeeder Link Permanente*
    14 de março de 2011 8:08 am

    @Alexandre

    Sei naum manow.

  13. Thauane Link Permanente
    28 de março de 2011 6:43 pm

    Olá, estou fazendo um trabalho escolar e gostaria de
    saber especificamente o que é um jogo de computador ?
    Abs ,

  14. originalspeeder Link Permanente*
    28 de março de 2011 7:04 pm

    Primeiro lê isso:

    http://criadordejogos.wordpress.com/2008/10/23/o-que-e-um-jogo/

    Agora é a mesma coisa, só que para computador.

  15. 6 de abril de 2011 5:10 pm

    Oi Helder. Adorei o seu site! Parabéns por ajudar tantos jovens indecisos.

    A minha pergunta é em relação o conceito de projetista. Ainda não ficou muito claro para mim o que realmente é um PROJETISTA.
    Seria equivalente a um Diretor de Cinema ?
    Em um jogo de luta, tipo Mortal Kombat ou Street Fighter, qual a função do projetista ? Ele que determina os recursos de golpes de cada personagem, por exemplo ?
    Abraço

  16. originalspeeder Link Permanente*
    6 de abril de 2011 7:02 pm

    Sim, isso mesmo.

    Em algumas empresas o projetista chefe se chama Diretor de Criação (ou algo parecido)

  17. 7 de abril de 2011 2:42 am

    Helder, vc acha que cursar Audiovisual é um bom caminho para entrar na área de criação de jogos ?

  18. 13 de abril de 2011 11:06 pm

    EU ADORO O MEIO AMBIENTE

  19. 20 de abril de 2011 7:53 pm

    Olá,gostei muito do seu site gostei de tudo o que você explicou agora gostaria de saber qual programa eu devo usar para criar um jogo de futebol 3D.Obrigado, caso queira me responder me contate pelo meu msn geraldor8@hotmail.com ou geraldorangel8@hotmail.com

  20. 26 de abril de 2011 1:51 pm

    Boa tarde,

    Gostaria de saber se me pode indicar exemplos de casos de uso (UML) aplicados/direecionados para jogos.
    Estou a fazer um estudo para o Arkanoid.

    Obrigada,

    Cumprimentos,

  21. ericka maria torres Link Permanente
    30 de março de 2012 6:41 pm

    Olá gostaria de saber, qual o nome do curso que eu precizo fazer para criação de jogos, seja ele de video game ou de pc. Sou do rio de janeiro. voce me indicaria algum ? me fala só o nome dos cursos Obrigadaaaaaaaaaaaa

  22. marcos vinicio Link Permanente
    8 de maio de 2012 8:18 pm

    oi meu nome e vinicio eu faço o oitavo ano mas tenho so 12 anos eu sou adiantado um ano por inteligencia eu queria saber o que eu faço primeiro e em que materia eu preciso estudar para fazer criaçao de jogos . eu ja tenho algums progamas como blender mas nao sei o que fazer primeiro .

  23. Rafael Luqui Link Permanente
    28 de maio de 2012 11:45 pm

    Maurício boa noite,

    Meu nome é Rafael Luqui e sou pesquisador do programa de mestrado da FEUSP. Estou atualmente desenvolvendo um trabalho de análise do Projeto Jogo Justo enquanto grupo de pressão social com o intuito de conseguir mudanças políticas (no caso, mudança de política econônomica e instauração de políticas públicas favoráveis ao setor de jogos eletrônicos).

    Em 2010 você comentou em um ótimo artigo de James Portnow, no site Gamasutra, que uma lei havia aumentado os impostos sobre a importação de jogos no país por volta do ano 2000.

    Como a restrição ao acesso em detrimento da demanda crescente por jogos eletrônicos é uma das hipóteses com as quais trabalho para entender o motivo de sucesso do Projeto, gostaria de saber se poderia me indicar especificamente o nome, ou número dessa Lei.

    Desde já agradeço a atenção,

    Rafael Luqui

    (rafael.cortes@usp.br)

  24. 17 de junho de 2012 11:19 pm

    Minha infancia foi cercada por jogos.
    hoje com 14 anos, e quero criar meus proprios jogos, eu sou muito novo para cursar nessa area ou é livre para todas as idades?
    Atualmente, eu ja escrevi 3 jogos e minha intenção é continuar, se essa area é disponivel para todas as idades, que curso devo fazer?
    por favor responda, quero me tornar um Criador De Jogos o mais rapido possível

  25. originalspeeder Link Permanente*
    18 de junho de 2012 9:11 am

    Oi, vou reativar essa seção, já que a demanda voltou :) Agora estou ocupado, mas assim que tiver tempo vou atualizar e responder perguntas atrasadas :)

  26. jefferson Link Permanente
    16 de julho de 2012 3:30 am

    uma pergunta:no caso de eu querer criar apenas a historia pros jogos mas nao mecher em grafico nem um e pocivel?

    • Matheus Link Permanente
      18 de novembro de 2013 8:00 pm

      yes my Friend

  27. 22 de agosto de 2012 11:55 am

    Seu site é uma porcaria!

    • Maurício Gomes Link Permanente*
      22 de agosto de 2012 12:19 pm

      Obrigado!

      Eu também acho, e por isso estou refazendo ele!

  28. 29 de agosto de 2012 3:48 pm

    me responde 2 perguntas uma area de atuaçao de um criador de jogos
    e qual é o investimento com o estudo.

    • Maurício Gomes Link Permanente*
      29 de agosto de 2012 4:02 pm

      Oi, vou tentar terminar de atualizar respostas antigas hoje e amanhã e já te respondo! Vou te avisar por e-mail quando tiver a resposta publicada.

  29. 30 de agosto de 2012 1:24 pm

    ok

  30. 2 de setembro de 2012 10:27 am

    HA 1 PERGUTA É .. A (AREA DE ATUAÇAO) DE UM CRIADOR DE JOGOS ;; ;)

  31. 23 de setembro de 2012 12:48 am

    Olá! Muito bom seu site! Estou fazendo jogos em Corona mas não encontro dicas simples como mudança de estado (ex.: envenenamento). Se puder me ajudar, meu e-mail é gustavobarros00@gmail.com

  32. 13 de dezembro de 2012 6:03 pm

    Tenho 14 anos, e eu quero trabalhar na área de games, sou iniciante, estou começando a procurar oque fazer, como fazer, aonde fazer, tudo isso agora, mas sempre gostei de jogos;
    Enfim, eu tenho uma ideia, muito boa, perguntei pra amigos oque eles achavam, todos gostaram, dei uma pesquisada, e vi as áreas de produções dos games, Roteiro.. computação… desenhos.. enfim, descobri seu blog agora, é muito bom, e pensei em te mandar uma pergunta;
    Por onde eu começo ? sabendo que eu só tenho a ideia do game já completa, mas não sei desenhar, tenho esquemas da interface do jogo (seria um mmorpg) escritas, dezenas de textos escritos, não sei fazer a parte de programação (e também não quero) apenas tenho em minha mente o jogo pronto.
    Obrg, nota 10 seu blog.

  33. 6 de janeiro de 2013 4:21 pm

    ola meu nome é david machado tenho 15 anos eu quero saber se tem como criar um jogo de mmorpg em que a pessoa esta dentro do jogo?

  34. 23 de janeiro de 2013 7:30 pm

    ola tenho 12 anos e quero fazer um jogo por favor me explique como fazer um jogo, è me fala quais programas preciso baixar para isso .

  35. Sebastião Link Permanente
    12 de abril de 2013 2:33 pm

    Gostaria que me realizassem um sonho demorasse o tempo que demorasse , quem me consegue criar o jogo que sonho desde sempre…. Eu vou ajudar no que puder , mas tem de ser um jogo asseriu abrc acredito que teria muita venda

  36. eliezer Link Permanente
    8 de maio de 2013 8:25 pm

    gostaria de saber aonde poderia fazer o curso de jogo aki em londrina e quanto ficaria o valor do curso

  37. Kethellyn Link Permanente
    18 de maio de 2013 7:24 pm

    Ooola coomo vcc faaz

  38. matheus wallace Link Permanente
    19 de maio de 2013 12:13 pm

    olá! tenho 16 anos e gostaria de mexer com jogos, mais especificamente na área de desenho 2D. Sou desenhista e gostaria de saber que tipo de curso seria bom fazer, se é uma área interessante, se da um bom retorno, que tipos de programas de computadores seria bom que eu conhecesse e aprendesse a mexer, eu precisaria aprender a mexer com programas 3D?

    desde já agradeço!
    seu site é ótimo, parabéns!

  39. Eveline Paula Link Permanente
    25 de junho de 2013 12:53 pm

    Marcos,

    Espero que me auxilie a construir meu mundo! rsrsrsrs
    Preciso de um programa que seja uma agenda pessoal e interativa, que seja do jeito que preciso. Nenhum programa até hj fez isso, ou preciso de muitos pra resolver meu probrlema.
    Pensei então que eu poderia fazer um jogo para isso.
    -Que eu possa usar em rede;
    -Tenha uma interface muito bacana e viciante como os jogos;
    -Ter um banco de dados; e,
    -Gerar relatórios.
    Você poderia me dizer quais programas posso estudar para conseguir fazer o que preciso??
    Grata,
    Eveline

  40. 30 de julho de 2013 11:38 am

    oooooooooooooooooooooooooo :p

  41. 10 de outubro de 2013 8:33 pm

    eu queria saber como eu crio um jogo criativo ! como que eu crio um jogo criativo igual avataria,habbo etc

  42. soraya cindy Link Permanente
    17 de novembro de 2013 1:49 pm

    Ola queria saber se é possível fazer um jogo de pc virar um jogo de Android? é que eu adoro esses jogos mas infelizmente não são disponíveis para Android, é o Home Sheep Home e i Jenny’s Fish Shop. muito obrigada :))

  43. Matheus Link Permanente
    18 de novembro de 2013 7:48 pm

    Ola meu nome é Matheus Henrique Santos eu quero perguntar quais os cursos eu devo aproveitar agora que eu tenho 14 anos, para me-se preparar para meu futuro brilhante de criador de jogos de console,eu quero saber se um “Perfeito” criador de jogos tem possibilidades de sair de seu pais para trabalhar fora,mesmo sabendo que no futuro existira 19 empresas aqui internacional da sony… mesmo assim eu queria trabalhar fora quando eu se formasse claro tendo o inglês fluente e o mandarim concerteza?

  44. Degislaine Lopes Link Permanente
    17 de janeiro de 2014 12:16 am

    Olá, desejo desenvolver meu site com recursos de jogos de video game, você pode me ajudar?

  45. 22 de abril de 2014 7:33 pm

    Olá, jogava o myminilife a tempos atraz, mas tiraram o jogo do ar do nada, sem nenhuma explicação, amaria se alguem criasse novamente um jogo como aquele, era simplesmente fantastico

Deixe um comentário por favor!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 162 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: